Importância da Água
A importância da pureza da água na alimentação do bebê
A alimentação do bebê requer sempre uma atenção especial. Alimentos lavados, bem cozidos e livres de agrotóxicos são algumas das regrinhas básicas que todas as mamães conhecem. Mas, quando se fala em água, os pais devem saber que os cuidados devem ser redobrados. De nada adianta tomar as precauções acima, se a água usada não for pura. Se não estiver tratada, a sua ingestão direta ou o seu uso no preparo de alimentos pode ser extremamente prejudicial à saúde do seu rebento.
Segundo relatório da ONU, divulgado no Dia Mundial da Água (22/03), a água contaminada mata 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade anualmente. A diarréia, por exemplo, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, de acordo com o relatório.
Os riscos relacionados ao consumo de água poluída vão desde doenças simples até as mais graves. Diarréias, cólera, hepatite, conjuntivite, poliomielite, leptospirose, febre tifóide e diversos tipos de verminoses são algumas delas.
De acordo com especialistas, os bebês que se alimentam apenas de leite materno não precisam tomar água. Isso deve acontecer, em média, até os seis meses de vida. Mas, a partir do momento em que alimentos sólidos são introduzidos na dieta da criança, a água fará cada vez mais parte de seu dia-a-dia. Portanto, vale seguir algumas dicas para manter seu filhote sempre saudável, como: filtrar e ferver a água que será dada ao seu bebê, seja de forma direta ou na preparação de papinhas, sopinhas, sucos, etc; lavar sempre os alimentos, como verduras, frutas e hortaliças com água tratada e se você usa água mineral, procure certificar-se de sua procedência e pureza.
Uma outra dica para as mamães que querem investir ainda mais na saúde de seus bebês, é procurar no mercado produtos purificadores de água. Um deles, recente no Brasil, é o purificador de água portátil SteriPEN. Usando uma tecnologia de lâmpada ultravioleta de baixada freqüência, este aparelho elimina até 99,99 % das bactérias, vírus e protozoários. Esta radiação tem forte ação germicida, destruindo o DNA dos microorganismos, evitando assim sua multiplicação, esclarece o farmacêutico Edson Chaves.
O aparelho não deixa cheiro, nem gosto na água e não causa nenhum efeito colateral. Por ser portátil, pode ser carregado na bolsinha do bebê para onde quiser. O produto é comercializado no País, pela FSW, empresa especializada em lançar novas tecnologias no mercado brasileiro na área de saúde.
—————